Primeiro o Reino de Deus



Mateus 6.25-34

Este é um trecho do chamado sermão do monte, que vai do capítulo 5 ao capítulo 7, nesse sermão ou nessa mensagem Jesus fala sobre vários aspectos da vida, e de como devemos viver uma vida plena e correta diante da vontade de Deus, ele aborda aspectos objetivos da fé cristã, como a oração, o casamento, o pecado o amor entre outros.

E especificamente aqui nesse trecho ele vai falar sobre algo que já naquele tempo era um problema para as pessoas e que hoje ainda mais o é.

Jesus fala sobre a ansiedade e as preocupações do nosso dia a dia, ele mostra como devemos encarar as preocupações do dia a dia como os servos de Deus devem encará-las.

 O verso 33 do texto de Mateus 6 diz; Buscai Primeiro o Reino de Deus, mas o que é o Reino de Deus?

Você já se perguntou isso, o que é, na verdade, na prática, o reino de Deus?

Romanos 14.17 nos ensina o seguinte; porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”

Então vejamos, justiça não é igualdade, ou seja, ser justo não é dar a todo mundo a mesma coisa, isso é igualdade.

 O reino de Deus não é um reino de igualdade, mas de Justiça, Deus não está preocupado em dar a todas as pessoas as mesmas coisas, mas em que todos tenham os mesmos direitos.

 Deus não está preocupado em que todo mundo receba as mesmas bênçãos, mas em que cada um, colha os frutos daquilo que plantou.

 Não é que Deus não queira igualdade, a questão é que a igualdade é um fim, e não o princípio, o princípio é a Justiça, pois a igualdade não produz Justiça, mas a justiça é que pode produzir igualdade.

Então quando Deus diz que devemos buscar a Justiça, essa é a justiça de Deus e não a nossa falsa justiça, que muitas vezes busca favorecer os nossos próprios interesses e não o de todos.

            A Paz que o reino de Deus propõe não é a ausência de conflitos, mas, a tranquilidade, saúde, prosperidade, bem-estar, repouso, silêncio, união, satisfação e sossego.

            Alguém pode estar em plena guerra física, mas ainda assim desfrutar da paz que Jesus dá. (João 14.27). Essa é a paz que há no reino de Deus e essa paz não pode ser conquistada por dinheiro ou por qualquer outra coisa aqui dessa terra.

            A Alegria no Espírito Santo é a alegria que transcende, que não é momentânea, que não provem de momentos ou circunstancias, mas que permanece mesmo em meio a dificuldade, porque não está firmada em princípios humanos, mas no amor de Deus.

A bíblia também nos ensina que “O reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. ” 1Corintios 4.20.

           Mas que tipo de poder?

Poder econômico, poder bélico, poder político, poder religioso?

Deus tem poder para fazer todas estas coisas, mas o poder que ele deseja operar em nossas vidas é o poder que gera transformação em nós.

Paulo diz: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” (Rom 1.16)

            Portanto, viver o evangelho de Jesus Cristo é viver o reino de Deus, e o reino de Deus é justiça, é paz, salvação e transformação de vidas, o evangelho de Jesus Cristo tem um único propósito, buscar e salvar o que se havia perdido.

            Então quando Deus nos diz para buscarmos o reino de Deus e a sua Justiça, ele está nos dizendo que precisamos viver de forma que busquemos, priorizemos e apliquemos em nossa vida estes princípios: Justiça, Paz, Alegria no espírito Santo.

E façamos isso de tal forma que nosso modo de vida revele e manifeste o reino de Deus em nós, e através de nós, oremos para que seja assim, para glória e honra do nome de Jesus.

Pr Wellington L Silva 

Comentários

Postagens mais visitadas