Confessai vossas culpas uns aos outros para que sareis







Tiago 5.13-18

Segundo a OMS, o Brasil tem a maior taxa de transtornos de ansiedade do mundo, e o índice de depressão é um dos 5 maiores do planeta. Cerca de 10% da população tem algum transtorno de ansiedade e 5% sofrem de depressão.
Os problemas de ansiedade e depressão são geralmente desencadeados por
circunstâncias da vida, os maiores fatores são: perda de um ente querido, problemas de relacionamento, traumas e doenças, pobreza, desemprego e frustrações.
Apesar do que algumas pessoas dizem, o servo de Deus também passa por todas estas coisas, os servos de Deus os crentes em Jesus Cristo também estão sujeitos a estes males, e para agravar o quadro, o problema é que geralmente isso não é bem aceito entre alguns cristãos que julgam as pessoas como fracas ou que não tem fé em Deus, etc. 
O texto de Tiago aqui nos traz uma reflexão importante sobre os sofrimentos e as circunstâncias da vida, como os sofrimentos, as doenças, etc. ele usa a figura de Elias como um exemplo de alguém que estava sujeito aos mesmos sentimentos e questões as quais nos estamos.
Elias foi o maior profeta de Israel, o mais admirado, o mais reconhecido, talvez por causa das grandes coisas que ele fez, mas há um episódio interessante na vida de Elias. (1Reis 19.1-18)

Deus por duas vezes perguntou a Elias, o que você está fazendo aqui?
Apesar de Deus saber o que havia no coração de Elias, ele queria que Elias falasse sobre o que estava sentindo, pois quando falamos ponderamos melhor e lidamos melhor com nossos sentimentos.
Deus também confrontou Elias e lhe mostrou que apesar dele desejar a morte, Deus ainda tinha propósitos a realizar na sua vida, e lhe mostrou que ele não era o único que se mantinha fiel a Deus. 

Freud, por volta de 1860, falou sobre a cura pela fala e até hoje é aclamado pelo mundo por seus estudos e teorias, mas Tiago muito antes dele disse “Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos, outros para que sareis” e Jesus antes dele, disse: “Não andeis ansiosos por coisa alguma”.
Então Deus e a Bíblia já tratam desses assuntos a muito tempo, e Deus é quem de fato tem a solução e a cura para nossas dores e ansiedades.
Nós é que muitas vezes não recorremos a Deus, ou a sua palavra para que sejamos auxiliados e curados por ela.
Confessar uns aos outros obviamente não se trata de falar de seus problemas e/ou pecados, a toda e qualquer pessoa, mas àqueles que podem de fato ajudá-lo, que podem orientá-lo e obviamente, orar por você e com você, já que o texto nos atesta a eficácia da oração.

Diante disso quero apontar algumas falhas que cometemos quando não seguimos as orientações bíblicas, e essas falhas muitas vezes é que nos levam a ansiedade, ao desânimo e até mesmo à depressão.

✓ Falhamos quando tentamos lidar sozinhos com as nossas dores e pecados. Deus nos mostra que ele pode aliviar as nossas cargas (Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair. Salmo 55.22)
✓ Falhamos ao tentar fingir que está tudo bem, quando, na verdade, não está. Deus nos convida a admitir nossas falhas, reconhecer nossas fraquezas e a não fingir ser o que não somos(Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis)
✓ Falhamos quando escolhemos dar mais importância ao que os outros pensam a nosso respeito do que ao nosso próprio bem-estar físico, emocional, espiritual e mental. (E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento. Rom12.2)
✓ Falhamos quando não nos esforçamos a depender e confiar plenamente que Deus cuida de nós. (Lançando sobre toda sua ansiedade porque ele tem cuidados de vós 1Pedro 5.7)

Portanto, o maior recurso que nós temos a nossa disposição é a conversa, o diálogo e a oração, através dessas ferramentas Deus nos ajuda e nos sustenta.
A comunhão com Deus e com os irmãos, a oração, podem nos curar, os
resultados disso podem ser muito maiores do que imaginamos.

Então não utilize estes recursos como se fossem a última saída, pois eles
devem ser as nossas primeiras atitudes. 
O poder de Deus se aperfeiçoa em nossas fraquezas, quando as admitimos, quando confessamos e buscamos o cuidado e o auxílio do Senhor.

Que possamos viver isso a cada dia de forma intensa e verdadeira, para que possamos ser sarados e abençoados pelo Senhor todos os dias da nossa vida.

Que Deus assim nos abençoe!
Pr Wellington L Silva

Comentários

Postagens mais visitadas