Corações sábios


 

        "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio." Sl 90.12

        Este é um texto que geralmente usamos como base para reflexão quando alguém está fazendo aniversário, e até mesmo em cultos fúnebres, pois o contexto do salmo 90 nos leva a refletir sobre a brevidade da vida, ele nos faz pensar sobre o fato de que nossos dias passam rápido demais, que a vida é frágil demais e que por isso, precisamos aprender a ser mais sábios em relação a vida. Mas a verdade é que não precisamos esperar a data do nosso aniversario, e muito menos o dia do culto fúnebre para refletirmos e para aprendermos a ser mais sábios em relação a vida. 

O verso em questão diz: “ensina-nos a contar nossos dias” e essa expressão faz bastante sentido se considerarmos o tempo em que estamos vivendo, pois, se há algo que precisamos fazer cada vez mais, é contar os dias. Não apenas no sentido sabermos quanto tempo passou, ou em que dia, ano ou mês estamos, mas no sentido de perceber que enquanto os dias passam a vida também passa. Cada dia que passamos, cada dia que vivemos, é como uma coleção de experiências e momentos que se somam e compõem a vida.        

 Cada dia que podemos sair e ir passear com liberdade nas ruas e nas casas das pessoas que amamos, estamos contando os dias, cada vez que nos reunimos, sorrimos e até choramos com a família, estamos contando os dias, cada oração, cada dificuldade, cada vitória, cada batalha, cada culto que prestamos a Deus, cada palavra que vem de encontro ao nosso coração, estamos contando os dias.

        Mas a pergunta é: O que tudo isso tem nos ensinado, será que estamos alcançando corações sábios? 

        Alcançar um coração sábio, é aprender a dar valor as coisas que realmente importam, alcançar um coração sábio é entender que cada dia da nossa vida deve ser vivido da melhor maneira possível, cada oportunidade de estar com as pessoas que amamos deve ser aproveitada da melhor maneira possível, e que os valores e princípios que movem e regem a nossa vida precisa estar corretamente fundamentados afim de nos conduzir a uma vida voltada e guiada por Deus, pois se não for assim, corremos o risco de viver uma total perda de tempo e desperdício de vida.

        O verso 10 deste salmo, diz que nossos anos vão em média até aos 80, e o que passa disso é canseira e enfado, então pense, se vivermos 80 anos e contarmos esses dias teremos vivido aproximadamente 29.200 dias, e se pararmos para refletir, quantos desses dias nós realmente vivemos com sabedoria? Quantos dias desperdiçamos correndo atrás de coisas que não fizeram diferença alguma na vida, quantos dias passamos brigando com as pessoas que amamos ao invés de aproveitar a presença delas, quantos dias desperdiçamos sem viver a plenitude da vontade de Deus, quando isso só dependia de uma decisão nossa, quantos dias deixamos de falar e de viver o evangelho, quantos dias deixamos de desfrutar da vida abundante que Deus nos deu, por que nossos corações não foram sábios o suficiente para escolher fazer e viver as coisas que realmente valiam a pena.

        Um coração sábio nos inclina para a vontade de Deus, um coração sábio nos ensina a valorizar as pessoas e não as coisas, um coração sábio nos ensina a superar os dias maus e a enxergar as bênçãos de todos os dias, um coração sábio, nos ensina a valorizar mais aquilo que temos e sermos gratos por isso, do que perder tempo reclamando daquilo que não temos, um coração sábio, nos desvia do pecado e nos aproxima de Deus, porque um coração só pode ser verdadeiramente sábio, se estiver sendo guiado pelo espirito.  

Que possamos então aprender a contar nossos dias de tal maneira que possamos alcançar corações sábios, para que ao viver cada dia, possamos perceber o privilégio de viver e sermos cuidados dia a dia por Deus.

Que Deus assim nos abençoe!

Pr Wellington L Silva 

Comentários

Postagens mais visitadas