Aprendendo com os Fardos

 



“Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” Mateus 11.28-30


Deus não nos dá fardos mais pesados do que podemos carregar. (1Co 10.13) Somos nós quem, às vezes, assumimos fardos que não são nossos, e sofremos por isso.

Não desenvolvemos a capacidade de identificar as coisas nas quais realmente precisamos nos concentrar e as que devemos deixar de lado e assim sofremos desnecessariamente. Mas ainda assim Deus tem muitas coisas boas a nos ensinar quando estamos carregando nossos fardos, ele nos fortalece e nos ensina durante a caminhada, basta que sejamos sensíveis o suficiente para ver isso.

“Nosso Deus tornará mais leve o fardo ou mais forte as costas, diminuirá a necessidade ou aumentará o suprimento.” C.Spurgeon

Para ter uma vida saudável é necessário cuidar do equilíbrio entre a nossa estrutura e as cargas que suportamos. È preciso desenvolver a capacidade de enxergar a boa mão de Deus sobre nós, pois ela nos fortalece o suficiente para aprender e crescer no meio das dificuldades e assim, vivermos uma vida mais feliz e mais saudável. 

O que é o Estresse? — É a preparação do organismo para lidar com diferentes situações. O corpo produz adrenalina, para melhorar a nossa resposta aos desafios a que somos submetidos, mas se as preocupações e o estresse vêm em demasia, o corpo e a mente sofrem desnecessariamente, isso gera desgaste físico e mental, distúrbios de humor, ansiedade, compulsividades, problemas de pele, calvície, entre outros males.

Desse modo, nossa saúde física, depende também de nossa saúde espiritual emocional, e vice-versa, por isso Jesus nos convida a descansar nele, a aliviar o estresse e a carregar somente os fardos que realmente ele deseja que nós carreguemos.

Então, queremos deixar algumas dicas para se viver com mais saúde. 

  •             Busque conhecer a si — salmo103.14

        Observar seus limites, pratique a leitura, a autoavaliação, faça terapia se necessário.

  •  Examine seus fardos e a razão de carregá-los.

Algumas vezes carregamos alguns fardos devido a uma atitude errada, que reflete convicções equivocadas ou inseguranças, às vezes pela necessidade de provar algo para as pessoas, não faça isso.  Aprenda a compartilhar seus sentimentos e emoções, a dividir a carga com outras pessoas. (Levai as cargas uns dos outros, confessai vossas culpas uns aos outros para que sareis) (Tiago 5.16).

  • É importante ter alguém para dividir.  
                Tenha boas conversas, cultive amizades, valorize as pessoas que estão ao seu lado, que apoiam e lutam por você, a vida e as conquistas só valem a pena se tivermos alguém com quem dividi-las.

  •           Busque um estilo de vida mais saudável.

     Tenha um dia de descanso, tire férias regulares, viaje, alimente-se bem, faça atividades que lhe deem prazer, faça exercícios, priorize seu relacionamento com Deus.

O que Jesus promete é: "Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei"

        Ir a Jesus é tomar a atitude certa, é aprender a fazer boas escolhas, é aprender a depender de Deus. Sem relacionamento pessoal com Deus nenhuma vida é realmente saudável, sem uma vida saudável com Deus e com sigo, é impossível ter uma vida saudável com os outros.

A maneira como você vive depende de você, então assuma a responsabilidade de cuidar de si, sua saúde depende de seus hábitos, então mude-os, não fique esperando alguém fazer isso por você. Jesus te convida a colocar sobre ele os fardos que só ele pode carregar, e assumir aqueles que pertencem a você, pois eles vão te fazer crescer e viver uma vida mais alegre e mais saudável.

Que Deus abençoe a sua vida!

Pr Wellington L Silva


Comentários

Postagens mais visitadas