Porque Deus permite crises?


    "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma." Tiago 1.2-4

    Problemas atingem a todos, crises afetam todas as pessoas, assim como o sol nasce e a chuva cai para todos. A questão é, o que cada um de nós faz, como enfrentamos estas crises?
    Algumas pessoas apenas lamentam, reclamam e enxergam só as fatalidades, outras são capazes de enxergar as oportunidades de aprendizado, enxergam provisão e cuidado de Deus.

    Jesus disse que no mundo passaríamos por aflições, mas que deveríamos ter bom ânimo, pois ele já havia vencido o mundo, ou seja, se estamos em Jesus, a vitória dele deveria nos trazer paz, bom ânimo e esperança. Sendo assim, o fato de passarmos por tribulações, deveria ser motivo para nos alegramos, é o que o texto nos diz, más nem sempre é assim. Isso porque precisamos ainda aprender e entender que é Deus quem está conduzindo todas as coisas e mesmo nas crises, ele tem propósitos e objetivos, e o primeiro deles é que cresçamos e amadureçamos no conhecimento dele.

    Maturidade, crescimento, aprendizado, são coisas que só se alcança em momentos de confrontação, quando somos forçados a sair da nossa zona de conforto, quando somos forçados a repensar nossos conceitos e atitudes. Os filhos de Deus não estão isentos de passar por adversidades, pelo contrário a orientação bíblica é que eles se alegrem nisso, pois isso significa que Deus os está ensinando e aperfeiçoando.

    Algumas pessoas acreditam que, se Deus existisse mesmo, ele não permitiria que coisas ruins acontecessem, que ele acabaria com as coisas e as pessoas ruins, então chegam a conclusão de se ele existe, e não faz isso, ele não se importa de fato conosco. Mas o fato é que essas pessoas não compreenderam e não consideram duas coisas.

    A primeira é que Deus deu ao ser humano capacidade para fazer determinadas escolhas, e boa parte das nossas escolhas são más, elas causam o mal, não só para nós, mas também para os outros ao nosso redor, mas se Deus nos impedisse e evitasse que fizéssemos essas escolhas, tiraria de nós a liberdade, nos tornando irresponsáveis e assim também, incapazes de aprender.

    A segunda é que o ser humano é mal, não apenas alguns, mas todos, para que Deus acabasse com a maldade, teria que acabar com toda a humanidade. Por isso Jesus se ofereceu como sacrifício para que pudesse salvar e libertar do pecado os que cressem. Deus se compadece de nós, por isso nos concede graça e misericórdia, mas não irá impedir que sejamos expostos às dores e sofrimentos, pois fazem parte do seu propósito eterno.

    As lutas e dificuldades devem nos ensinar a ter mais paciência, perseverança e confiança em Deus, as crises devem nos ensinar a ter nossa alegria fundamentada no senhor e não nas circunstâncias, e esse é um exercício de fé. 
    Não basta saber qual é a vontade de Deus, é preciso obedecê-la, principalmente em tempos de provações, pois vivemos por fé e não pelo que vemos. Isso vai nos ensinar que Deus não só permite crises, como algumas vezes, ele mesmo as providencia, a fim de nos provar, nos ensinar e nos aperfeiçoar. Então alegre-se pelo fato de enfrentar adversidades, pois a vontade de Deus é aperfeiçoar você.

Que Deus assim nos abençoe!
Pr Wellington L Silva 




Comentários

Postagens mais visitadas