Guarda o teu coração
“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” Provérbios 4.23
O coração aqui, diz respeito à fonte de nossas emoções, a nossa mente, o centro da nossa consciência, o lugar dos desejos, das paixões. Nossa vida é dirigida por nossos sentimentos e pensamentos, eles é que dão origem às nossas ações, como diz a sequência do texto do capítulo 4 de Provérbios, dos versos 24 a 27, o nosso coração dirige nossos lábios, nossos olhos e nossos pés. Ou seja, oque dizemos, o que vemos, oque desejamos o que fazemos e aonde vamos depende do nosso coração, das nossas vontades, sentimentos e ambições. Por isso é tão importante guardarmos o nosso coração, ou seja, mantê-lo sob vigilância, pois se não tomarmos o devido cuidado, seremos por ele, levados a caminhos que nos distanciarão em muito da vontade de Deus.
A bíblia nos ensina que o coração do homem é enganoso: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.” Jeremias 17.9-10
Por isso Salomão nos aconselha a tomar muito cuidado com o que se passa em nosso coração, pois ele pode estar nos enganando. Então assegure-se de seus desejos vontades e principalmente as suas ações, estejam sendo direcionadas não apenas pelo seu coração, mas que também estejam pautadas e fundamentadas na sabedoria que vem de Deus.
A sabedoria que vem de Deus, é que nos assegura que estamos vivendo segundo a vontade de Deus. Guardar nosso coração significa submeter nossos sentimentos desejos e ações a Deus e à sua palavra, pois ela nos manterá no bom caminho.
Jesus nos ensinou que onde estiver o nosso tesouro, aí estará o nosso coração(Mateus 6.21) isso significa que nossas prioridades, nossos maiores desejos e consequentemente as coisas que nos fazemos a direção que nossas decisões nos levam serão conscientemente ou inconscientemente direcionadas por aquilo que rege o nosso coração. Por isso a oração do salmista no salmo 139 deve ser a nossa oração, a fim de submetermos os nossos corações ao escrutínio do Senhor, para que ele nos conforme a sua vontade e direcione nossos sentimentos e emoções àquilo que é a sua vontade, pois ela é sempre boa, perfeita e agradável.
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mal e guia-me pelo caminho eterno.” Salmo 139.23-24
Que Deus assim nos abençoe!
Pr Wellington L Silva
Comentários
Postar um comentário