Manasses e Efraim


 

“José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição”. Gênesis 41.51-52

José após um longo período em que viveu experiências negativas, provavelmente carregava sentimentos negativos a respeito de seus irmãos, e a respeito de tudo o que havia acontecido, ele muito provavelmente não conversava com ninguém a respeito do que sentia, mas assim como alguns de nós, em seu coração ainda haviam resquícios de mágoa, ressentimento entre outras coisas.

Mas José já está casado, ele agora é abaixo de faraó, a pessoa mais importante e de maior autoridade no maior império do mundo conhecido até então, e é nesse momento que Deus vai consolidar o crescimento e o amadurecimento de José, é nesse momento que Deus além de abençoar fisicamente a vida de José, vai curar o coração de José, e os seus filhos são a representação disso. Os nomes dados a eles marcam uma nova fase na vida de José, um tempo em que Deus o usaria para realizar a sua vontade.

Ao primeiro filho, José deu o nome de Manasses, que significa, “o Senhor me fez esquecer”. Isso significa que José virou a página, ele deixou que Deus curasse o seu coração da amargura e de qualquer outro sentimento que o prendesse ao passado. Por mais dolorosas que tivessem sido as experiências dele, ele as está deixando onde deveriam estar, no passado.

Acredito que, assim como José, precisamos permitir que Deus nos faça esquecer algumas coisas que vivemos e que talvez ainda nos firam, que mesmo depois de muito tempo, ainda nos afetam. 

O Segundo filho de José foi chamado Efraim, que significa, “o Senhor me fez crescer”. A vida precisa nos fazer crescer, as experiências, os ensinamentos de Deus, as circunstâncias, precisam fazer com que amadureçamos, não dá para continuar sendo criança a vida toda, há um momento em que precisamos crescer, e foi o que aconteceu com José, ele não era mais aquele menino mimado vendido pelos irmãos, ele cresceu, ele amadureceu, ele aprendeu com a vida e com as circunstâncias, José agora, estava preparado para uma nova fase na sua vida.

Chegamos à conclusão de que para podermos crescer, para podermos alcançar o amadurecimento e nos tornarmos aptos a experimentar o que Deus quer fazer em nossa vida, precisamos esquecer e sermos curados das dores do passado e precisamos crescer, amadurecer com as experiências da vida. O apostolo Paulo disse: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Filipenses 3.12-14)

José tinha tudo para se martirizar, sofrer e chorar devido ao seu passado, mas ele decidiu crescer. Nossa oração hoje, então, é para que Deus nos faça esquecer o que precisamos esquecer, para sermos curados e possamos crescer e amadurecer em nossos corações, para que nossas vidas sejam instrumentos de benção nas mãos de Deus

Que Deus assim nos abençoe!

Pr Wellington L Silva

Comentários

Postagens mais visitadas