Assim como crianças

 



        “E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.” Mateus 18.3


        Jesus disse essa frase em resposta a uma pergunta de seus discípulos, uma pergunta que demonstrava a imaturidade deles naquele momento em relação ao evangelho, eles ainda não haviam entendido que o evangelho de Jesus não se trata de quem é maior ou quem é melhor, mas trata-se de sermos como crianças.

        Os discípulos chegaram a Jesus e o perguntaram quem seria o maior no reino dos céus, e então Jesus chamou uma criança e a colocou no meio deles dizendo que, deveriam converter-se, que deveriam se tornar tão humildes quanto aquela criança. Com essa declaração Jesus estabelece de certo, um padrão, um modo de vida para aqueles que desejam receber e viver o reino de Deus. Ele mostra que existe um determinado comportamento extremamente necessário para aqueles que desejam fazer parte de seu reino, e por mais que seus discípulos já estivessem caminhando com ele a algum tempo, aquela atitude demonstrava que eles ainda não estavam vivendo segundo esse padrão, eles precisavam amadurecer, precisavam mudar seu modo de pensar e de agir.

        Em outras ocasiões, como em Lucas 10.21, Jesus semelhantemente disse que Deus oculta certas coisas aos sábios, demonstrando que aqueles que se acham sábios, também estão privados de perceber e de ver o reino de Deus, ele também disse em Marcos 10.35 que era mais fácil que um camelo entrasse no buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus. Oque Jesus está ensinando é que se nós, nos achamos maiores, melhores, mais sábios, mais ricos e mais entendidos, então não entendemos o evangelho, não estamos aptos para manifestar o reino de Deus, pois para isso é necessário compreender ser como uma criança, capazes de cultivar um coração simples, humilde e ensinável. É fato que as crianças tem uma capacidade de aprendizado muito melhor do que a dos adultos, e isso é assim porque elas não têm conceitos pré-concebidos, elas não têm opiniões formadas, elas não têm preocupação com títulos, status ou posições, elas estão abertas para receber o que lhes é ensinado e mergulham naquilo que aprendem. Já nós os adultos, somos via de regra o contrário disso, e por isso Jesus usou essa ilustração para nos mostrar que tipo de atitudes nós precisamos cultivar no nosso dia a dia para que sejamos capazes de compreender a sua vontade, compreender a essência do evangelho e manifestar a gloria de seu reino em nós.

        Crianças geralmente não sabem o preço das coisas, mas aprendem a dar valor as pessoas e as coisas certas, crianças não buscam a Deus ou se relacionam com ele pelo que pode fazer por elas, mas porque querem conhece-lo e saber quem ele de fato é. Estas são as atitudes que Jesus está ensinando seus discípulos a desenvolverem, ele diz ainda que eles precisavam se converter, e essa expressão significa literalmente, "voltar a traz, mudar a trajetória, fazer meia volta", pois essa é a atitude que muda a nossa vida, que altera nosso modo de ser e de viver, que nos faz capazes de ter nossas percepções transformadas pelo espirito santo e isso é ser como uma criança. 
        
        Nossa oração é para que em nossas vidas, em todo tempo, possamos cada vez mais nos tornamos como crianças diante de Deus, que cada dia mais sejamos humildes, ensináveis e submissos a sua palavra e ao seu querer, que possamos aprender com ele a valorizar as pessoas e assim como valorizamos a nós mesmos, a dar credito aos sentimentos e opiniões dos outros como damos ao nossos próprios, e que tenhamos um olhar carinhoso, puro e amável sobre quem está ao nosso redor afim de que sejamos mais parecidos com Cristo.



Que Deus assim nos abençoe!

Pr Wellington L Silva

Comentários

Postagens mais visitadas