Graça sobre graça

 


 "Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça." Jo 1.16

 

A graça é um tema central na vida cristã, uma vez que vivemos, existimos e nos movemos pela graça de Deus. Graça é favor imerecido, ou seja, é sermos abençoados mesmo não tendo méritos ou direitos para isso. É receber o prêmio que não merecemos por aquilo que não fizemos, é receber a recompensa pelo trabalho do próprio Deus. Tudo o que temos e tudo o que somos é produto da graça de Deus. Família, trabalho, dons, bens, saúde, enfim, tudo é graça sobre graça. 

Na plenitude dos propósitos e da vontade de Deus, ele nos faz todas as coisas e nos dá todas as coisas por graça, e compreender isso é fundamental, pois isso nos levará à uma atitude de gratidão e reconhecimento da obra de Deus em nossa vida.

Quem antes deu a Deus para que Deus se tornasse seu devedor? Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu. Jó 41.11

As vezes agimos como se as bênçãos, as conquistas, as vitorias e tudo aquilo que temos, somos e vivemos, fossem resultados de nossos próprios esforços e capacidades, como se nós é quem fossemos os verdadeiros responsáveis por tudo, mas esse verso nos mostra que isso não passa nem perto de ser verdade. Deus é o dono de tudo e de todos. Todas as coisas que existem, existem nele e por causa dele, tudo o que somos e temos foi proporcionado por graça sobre graça, a nossa própria existência é produto da sua graça, portanto, não há nada que tenhamos que não tenha vindo de Deus.  

O principal problema e perigo de não cremos e não entendermos isso, é que acabamos por não reconhecer o próprio Deus, não o glorificarmos como deveríamos, não sermos gratos e reverentes como deveríamos, e assim acabamos querendo para nós a gloria que é dele.

A salvação é dom de Deus, as bênçãos materiais e espirituais são dons de Deus, e tudo isso é fruto de graça sobre graça. Esse expressão, "graça sobre graça", revela algo maravilhoso, ela nos mostra que em momento algum, em parte alguma da vida a graça esta, ou será firmada sobre outro fundamento que não seja a própria graça, ou seja, nunca será; "graça sobre seus méritos", ou "graça sobre suas ações", "graça sobre seus direitos", ou mesmo, "graça sobre seus anseios", a graça sempre será produto de si mesma.

  Não merecemos nada, não produzimos nada e não temos direito a nada, mas Deus ainda assim nos abençoa em todas estas coisas e em muitas outras mais. Somos chamados então a aprender essa lição e a sermos mais humildes, mais gratos e mais obedientes. Precisamos reconhecer o amor e a bondade de Deus em cada centímetro da nossa vida, e honra-lo por sua infinita graça. Quem aprende a enxergar a graça de Deus vive com gratidão, com humildade e com alegria. Quem entende e vive isso, não perde tempo reclamando, não se torna egoísta ou orgulhoso, pois sabe que não é dono de nada, não produz nada, e não merece nada. E ainda que receba tudo, tem plena consciência de que é produto de graça sobre graça. Essa consciência anula qualquer sentimento de inimizade ou superioridade, pois coloca tudo e todos em seus devidos lugares, ou seja, na dependência do único e verdadeiro Deus.

Nossa oração é para que mesmo nos tempos de dificuldade possamos ser capazes de ver e reconhecer a graça de Deus, e que ela continue sendo manifestada abundantemente sobre nossas vidas.

Que Deus assim nos abençoe!

Pr Wellington L Silva


Comentários

Postagens mais visitadas