Saúde Emocional
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mateus 11.28
Quando Jesus fala de irem a ele aqueles que estão cansados e sobrecarregados ele está falando de cansaço, sobrecarga espiritual, mas também emocional, estes sentimentos, boa parte das vezes são provenientes de desequilíbrios que afetam nossa vida como um todo, e para curar isso Jesus mostra que é preciso recorrer a ele. A saúde emocional é o equilíbrio entre sentimentos, pensamentos e comportamentos, ela está relacionada à forma como você reage aos conflitos e desafios do dia a dia. Aprender a colocar sobre Jesus nossos fardos, aprender a lidar melhor e mais assertivamente com as situações, a não esgotar nossas energias em determinadas situações e a não nos preocuparmos excessivamente, aprendendo a confiar e a descansar em Deus, são formas de manter nosso equilíbrio emocional.
Precisamos encontrar alivio para as nossas tenções e esse alivio encontramos em Jesus, pois a grande verdade é que todos os nossos problemas podem ser resolvidos, se encontrarmos equilíbrio primeiramente em nós mesmos, e isso só é possível com Jesus. Queremos resolver tudo, tentamos encontrar soluções, queremos carregar sozinhos todos os fardos que a vida nos impõe, mas não é possível fazermos isso sem que nos encontremos em Cristo, sem que nossa vida esteja em Cristo, sem que nossa satisfação esteja em Cristo.
Seus problemas suas tarefas diárias, seu trabalho, suas relações, suas responsabilidades, suas necessidades, como você tem lidado com todas estas coisas acontecendo ao mesmo tempo? Nossos pensamentos se refletem em nossos comportamentos, portanto é preciso pensar bem, pensar melhor. Esse equilíbrio começa quando aprendemos a depositar nossas cargas em Cristo, quando reconhecemos que não damos conta delas, principalmente aquelas que são só nossas, que são internas e que só nós carregamos.
Uma vida melhor, uma vida saudável, que nos proporcione alegria e esperança, passa por nos alimentarmos da palavra de Deus, por nos descobrirmos em Deus, confessarmos nossas incapacidades e celebrarmos nossas potencialidades. Em Jesus a fé e a esperança se renovam, porque encontramos amor de verdade, amor que cuida, que corrige perdoa, que abraça, que credita. No amor de Deus encontramos alívio, tranquilidade e paz, mesmo quando as situações não são totalmente favoráveis.
O amor de Deus nos faz felizes com quem somos, ele nos revela o propósito de nossas vidas e nos faz vislumbrar o futuro, e esse é o fator felicidade e consequentemente, do equilíbrio emocional. Contentamento, completude, satisfação, alegria, paz, esperança é tudo o que Jesus nos proporciona, por isso ele nos convida a colocar sobre ele todas as nossas ansiedades pois ele tem cuidado de nós, ainda que muitas vezes a gente não se dê conta disso. Fomos criados com propósito e a felicidade verdadeira só vem quando vivemos este propósito, então para que sejamos felizes e completos precisamos saber quais os propósitos de Deus para nossa vida e vivê-los intensamente e alegremente, porque é dai que vira nossa felicidade, completude e satisfação.
Então, invista na vida, leia a bíblia, leia outros livros, ore, sorria, brinque, alegre-se, ame. A felicidade não está no fim da jornada, mas no caminho que percorremos até lá. Isso significa que temos que encontrar a felicidade na vida, nos relacionamentos, nas lutas do dia a dia, nas grandes e pequenas vitórias, temos que perceber o amor e a graça de Deus em cada detalhe da vida.
Que Deus assim nos abençoe!
Pr Wellington L Silva
Comentários
Postar um comentário