Oque é a vida?



"Porque vós não sabeis o que trará o amanhã. Porquanto, o que é a vossa vida? É apenas um vapor que aparece por um pouco de tempo, e depois desaparece”. Tiago 4.14

 

O que é um segundo, um minuto, uma hora, um dia, um ano, uma década, será que a vida se resume ao tempo? O tempo não é a vida, a verdadeira vida vai além do tempo, porque a verdadeira vida vem de Deus e isso a torna eterna. Mas a existência terrena essa é breve, muito breve, tão breve que deixa sempre aquela sensação de que foi rápido demais, mesmo que tenham se passado muitos e muitos anos.

Uma vida boa não é aquela em que se conta o tempo, mas a que se guarda os momentos. Como diz o texto, a vida é um vapor, que aparece e logo desvanece, e a nossa preocupação é, quanto tempo leva para se desvanecer? A verdade é que uma vida já pode estar desvanecida se não está sendo vivida com saúde, se não é alegre, se não tem satisfação, se não tem amor e se não tem esperança se não tem Deus. Ele é o autor da vida, e quanto mais perto dele vivemos, melhor saberemos viver, quanto mais próximos dele estivermos, maior sentido fará a vida, e sem ele, ela simplesmente não existe.

A vida não é a quantidade de coisas que fazemos, mas diferença que nós fazemos na vida das outras pessoas. A vida são os abraços, os beijos, os sorrisos, os passeios, os encontros, a alegria, o cuidado e o amor. Por isso o tempo é curto demais para conter toda a vida, e a vida é maravilhosa demais para se limitar ao tempo, então que bom que a verdadeira vida está em Deus, porque assim sabemos que ela não termina com o tempo, ela continua onde o tempo não mais existe.

Independentemente do que façamos com o tempo ele vai embora, 1 ano ou 100 anos, não importa, passa rápido demais e não dá para recuperar o tempo que passou, não dá para voltar o relógio ou o calendário, só se consegue seguir em frente. Então os erros precisam se transformar em aprendizado, as tristezas, decepções e perdas tem de se transformar em esperança e a esperança em alegria, porque viver sem alegria é perder tempo. A vida não está no passado, porque já não estamos mais lá, a vida é o presente de Deus para hoje, é a esperança em Deus para o futuro, a verdadeira vida está na eternidade, porque a vida não é o tempo, a vida faz uso do tempo. O tempo é relativo para a vida, porque na vida de Deus, um dia pode durar a eternidade, e é por esse dia que nós aguardamos.

O dia em que a vida será manifestada fora do tempo, o dia em que os relógios, os calendários serão dispensados, o dia em que as ansiedades as angustias, os medos as tristezas e as dores cessarão assim como o tempo. Essa reflexão tem por objetivo, nos fazer lembrar que a nossa vida está em Deus, e isso significa que a vida que vivemos aqui é só uma parte da vida, e essa parte é muito curta para que possamos desperdiçá-la, pensar nisso é muito importante, pois a forma como decidimos vivê-la definirá a nossa eternidade, e marcará a vida daqueles ao nosso redor. Então valorizemos a vida hoje, celebremos a vida, amemos e nos alegremos no presente e tenhamos esperança no futuro.

Que Deus assim nos abençoe!

Pr Wellington L Silva


Comentários

Postagens mais visitadas