Me busquem e encontrarão


   "Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração."  Jeremias 29.12-13

      A grande questão quanto a nossa vida com Deus não é se Deus fala conosco, mas se aprendemos a ouvi-lo. O contexto aqui nos mostra Deus através do profeta Jeremias dizendo ao povo que o cativeiro deles na Babilônia iria durar muito tempo, ao contrário do que os falsos profetas diziam. Estes falsos profetas eram aqueles que falavam com a intenção de agradar o povo, eles traziam mensagens que lhes massageava o ego e colocavam-nos numa posição confortável, como se não fossem eles os culpados por tudo o que lhes sobreveio.

    Mas Jeremias falava exatamente o que Deus lhe havia mandado, ele mostrava ao povo que o cativeiro e todo o resto era resultado tão somente da sua desobediência e idolatria, e que Deus tinha a intenção de ensina-los algumas boas lições através de todo aquele sofrimento.   

    Trazendo essa reflexão para nossos dias, a questão é, o quanto nós hoje temos aprendido com as lições que Deus nos dá? Será que também temos buscado pessoas que massageiam o nosso ego? Será que temos preferido ouvir as mensagens doces e meigas que nos colocam na posição de detentores da verdade, da razão e da justiça? Ou estamos de fato dispostos a ouvir o que Deus tem a nos dizer, estamos prontos a sermos confrontados com a nossa real condição, que é a de pecadores carentes da sua graça de Deus.

      Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.  Jeremias 29.11

   O profeta Jeremias deixa claro nessa carta que Deus é quem sabe e quem controla o destino do seu povo, é ele quem conduz a nossa história e quem soberanamente estabelece a sua vontade eterna em nossas vidas e essa vontade é boa perfeita e agradável. Mas para que essa vontade se cumpra há um caminho a ser percorrido, um caminho de busca, de escolhas e de obediência.

     Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. (Verso 12)

      Invocar ao Senhor, não está ligado a quantidade de vezes que você vai ao templo, ou com o valor das ofertas e sacrifícios que você faz, mas com a disposição do seu coração em viver a sua vontade. Invocar em seu sentido mais amplo, traz a ideia de convidar, de entronizar, de chamar para perto, sendo assim invocar o nome do senhor tem a ver com dar a ele o seu devido lugar em nossa vida, é deixar Deus assumir lugar de majestade e senhorio das nossas vidas.

     Em 2Cronicas 7.14 o Senhor diz; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. A condicional é clara, se vocês que dizem ser o meu povo, se humilharem e reconhecerem o meu senhorio sobre a vida de vocês e deixarem de viver como vocês querem e começarem a viver como eu quero, aí então, e só então, eu os ouvirei.

     Quanto será que estamos dispostos a buscar uma relação verdadeira e intima com Deus? Quanto esforço de fato fazemos, para nos desvencilhar de nossas próprias vontades em prol da vontade de Deus? 

    Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Marcos 12.30
 
   Quando nós de fato queremos algo com todo nosso coração, com toda nossa força, somos capazes de enfrentar tudo e todos, mas quando não queremos algo tanto assim, qualquer pequeno empecilho, qualquer desculpa é motivo para desistir.
   
   Jeremias nos ensina que por vezes a vontade de Deus nos leva, nos conduz por caminhos dos quais não desejamos seguir, e nossa tendência é nos preocuparmos em pedir e esperar que Deus nos tire o mais rápido possível dessas situações, mas a vontade de Deus na verdade é que esse tempo seja o tempo necessário para nos lapidar e nos ensinar a sermos de fato dependentes e obedientes a ele.

    "E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei."  Jeremias 29.14

    Deus cumpre a sua palavra, ele trabalha para aqueles que nele esperam, mas isso é uma questão de tempo, de obediência de fé e de perseverança.  Então que aprendamos a buscar a Deus de verdade, que aprendamos com o tempo de Deus as lições que ele mesmo deseja nos ensinar, para que possamos busca-lo e verdadeiramente encontra-lo. 

Que Deus assim nos abençoe!
Wellington L Silva

Comentários

Postagens mais visitadas