Descanse e espere no Senhor

 



        "Ó minha alma, descansa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só ele é minha rocha e minha salvação; ele é minha fortaleza; não serei abalado." Salmo 62.5-6

        Davi neste salmo, faz uma reflexão interna, e nos versos 1 e 2, e novamente em 5 e 6 afirma repetidas vezes que, sua alma descansaria somente em Deus, ou seja, seu coração certamente aflito com as adversidades que o rodeavam, buscava por refrigério, por alívio, por calma, por repouso. E essa é a tendência de todos nós, assim como Davi cada um de nós tem suas lutas, cada um de nós lida com as questões que nos pressionam emocionalmente, lida com os conflitos internos e externos que se apresentam diante de nós, seja ao lidarmos com necessidades ou mesmo com ameaças físicas, emocionais e até mesmo espirituais. O fato é que, sempre que somos expostos a este tipo de situação, nossa alma busca por refúgio, tentamos de alguma maneira nos livrar destes pesos e destas pressões de alguma maneira e é ai que mora o perigo.

        Muitas vezes na tentativa de nos livramos dos pesos, das pressões e das angústias que nos acometem, tendemos lançar mão das soluções mais rápidas e aparentemente mais simples, mas nem sempre estas são as soluções corretas, nem sempre aquilo que é mais fácil e mais rápido é a solução que Deus tem para nós. Quando Davi afirma repetidamente, “a minha alma descansa somente em Deus” ele está declarando e afirmando que não lançará mão de seus próprios meios para encontrar o alívio e o descanso que sua alma deseja, pelo contrário, ele descansará e esperará pelo agir de Deus. A palavra traduzida como descanso ou espera, em hebraico é duwmiyah que significa literalmente; silêncio, calma, repouso.

        Ou seja, refere-se literalmente a uma atitude de calma e espera tranquila e silenciosa pela ação e providência de Deus. Essa espera calma vem da certeza de que, Deus de fato é a rocha, a fortaleza e o refúgio do qual realmente necessitamos, ele é a resposta certa e dele vem a solução acertada para cada uma de nossas angústias. Essa espera, calma e silenciosa, reflete uma confiança verdadeira e uma fé fundamentada no fato de que Deus é fiel e não falha em nos prover alivio. Davi convicto disso e esperando no Senhor ainda recomenda no verso 8 deste salmo.

        “Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio”. Salmo 62.8

        Como disse Davi precisamos confiar somente no Senhor, ele é o nosso refúgio, precisamos derramar diante dele nosso coração, tudo aquilo que nos aflige, que nos pressiona, que nos causa dor, devemos nos derramar diante de Deus, devemos colocar para fora e depois então, aguardar o agir de Deus.  Pessoalmente posso dizer que essa foi a solução para muitas das angústias em minha vida, posso dizer assim como Davi, por experiência própria que, derramar diante de Deus nossas angústias e pressões, reconhecer que não temos recursos ou condições em nós mesmos, clamar pelo socorro do Senhor e aguardar em silêncio o seu agir, é a maneira mais eficaz de se encontrar verdadeiro descanso e alivio.

        Nossa oração é para que se hoje, você tem vivido um tempo de angústias, pressões, ansiedades, medo, dúvidas e incertezas em sua vida, você possa praticar estes princípios, que você possa de fato confiar somente no Senhor, esperar somente no Senhor e aguardar o refrigério que vem somente do Senhor, pois dessa forma poderá ter a certeza de que sua vida estará sendo conduzida, guardada protegida e cuidada por Deus, que as decisões e ações do seu dia a dia venham da direção e providência do Senhor, e assim você possa experimentar o cuidado, o descanso e alivio que só o Senhor pode oferecer.

Que Deus assim nos abençoe!

Pr Wellington L Silva




Comentários

Postagens mais visitadas