Empatia
"Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo." Gálatas 6.2
Empatia é a capacidade de levar em consideração os sentimentos do outro, é se colocar no lugar do outro, é considerar sentir o que o outro sente em determinadas situações, é desenvolver a habilidade de valorizar os sentimentos e percepções que a outra pessoa tem das coisas, e compadecer-se do outro.
Uma das consequências do pecado na humanidade foi tirar do homem a capacidade de se compadecer do outro, o pecado fez com que começássemos a tratar os outros de acordo com aquilo que nos convém, olhando sempre para aquilo que nos favorece. Quando foi confrontado por Deus depois de haverem pecado, Adão disse: “A mulher que me deste para ser a minha companheira me deu a fruta, e eu comi”.(Gen.3.12) impondo a ela a responsabilidade e a culpa pelo erro. Essa já era uma consequência do pecado atuando nas relações humanas, nos tornando incapazes de ter misericórdia e nos levando sempre a nos defender e a não assumir nossas culpas, transferindo sempre a responsabilidade para os outros.
Aos nossos olhos, nós sempre somos as vitimas do erro, da incompreensão e da maldade dos outros, nossas falhas são leves, e nossos pecados inexistentes comparados com o que os outros fazem. Mas o que acontece quando nos colocamos frente a frente com o Senhor, qual é a desculpa quando o Senhor olha nos nossos olhos e então somos comparados não mais com o outro, mas com Jesus?
Paulo nos ensina que se aprendemos a ter empatia, se apreendemos a nos colocar no lugar do outro e ajudar o outro a levar suas cargas dividindo assim a responsabilidade, nós aí sim, estamos cumprindo a vontade e a lei de Deus. Pois Jesus tomou sobre si as cargas de todos nós, sendo ele o único que era verdadeiramente inocente, o único que de fato, não tinha do que ser acusado, e mesmo assim foi castigado, levando sobre si a culpa que pertencia a mim e a você.
“Mas, de fato, ele foi transpassado por causa das nossas próprias culpas e transgressões, foi esmagado por conta das nossas iniquidades; o castigo que nos propiciou a paz caiu todo sobre ele, e mediante suas feridas fomos curados”.Is 53:5
Oque seria de nós, não fosse o amor empático de Jesus? Como Discípulos de Jesus, somos chamados, somos desafiados a ter empatia uns pelos outros, a amar uns aos outros, a dividir a carga uns com os outros porque afinal de contas todos nós somos culpados. E quanto menos capazes de admitir e de viver isso nós somos, mais distantes nós estamos dá vontade de Deus.
Então nossa oração hoje é para que Deus nos ensine a ser mais empáticos, que ele quebrante nossos corações de tal maneira que aprendamos a nos colocar no lugar do outro, que aprendamos a ser mais amáveis.
Que Deus assim nos abençoe!
Pr Wellington L Silva
Comentários
Postar um comentário