Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos.
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos." Is 55.8-9
Sabemos que a natureza humana foi corrompida pelo pecado e isso quer dizer que nossas intenções, desejos e vontades naturalmente já não estão de acordo com a vontade de Deus. O pecado distorce a nossa noção de certo e errado, ele fere o nosso senso moral, ele obscurece a nossa noção de justiça e nos leva a caminhar na contramão do que seja a vontade de Deus para a vida do ser humano.
As soluções que nós vemos para determinados problemas nem sempre é a mesma que Deus vê, a bíblia diz que há caminhos que ao homem parecem bons, mas são caminhos de morte (Prov.14.12). Por isso há uma necessidade muito grande de que nossos caminhos, nossa vontade e nossos pensamentos sejam conformados aos dele.
Deus valoriza as pessoas enquanto nós valorizamos as coisas, Deus valoriza o trabalho enquanto nós valorizamos os resultados, Deus valoriza os processos, enquanto nós queremos queimar etapas. Pense em como o ser humano enxerga o dinheiro, por exemplo, e agora pense em como Deus enxerga o dinheiro, na perspectiva de Deus o dinheiro é uma ferramenta para a vida, enquanto que para muitas pessoas ele a razão da vida.
A questão é que precisamos aprender a buscar e a conhecer a vontade e os caminhos de Deus, para que então possamos submeter nossos desejos vontades e objetivos aos dele, porque eles são certamente mais elevados e agradáveis do que os nossos. Essa é a grande luta que enfrentamos dia a dia, isso o que Jesus quis dizer quando disse para tomarmos cada dia a nossa cruz, pois esse esforço nos levaria a conhecer os caminhos e a vontade de Deus para nós.
Temos que entender que as coisas que acontecem a nosso redor estão acontecendo porque Deus traçou um plano eterno e está conduzindo a humanidade na direção desse plano, é impossível para nós compreendermos a totalidade desse plano, é impossível para nossas mentes limitadas e corrompidas ter total compreensão de todos os caminhos pelos quais Deus nos faz percorrer; por isso, é necessário que estejamos dispostos a ouvir Deus, é necessário que estejamos dispostos a submeter nossos planos, nossos caminhos, nossos pensamentos, vontades e percepções ao espírito santo, pois só ele é capaz de nos alinhar a Deus.
Por isso nossa reflexão hoje tem o objetivo de nos fazer lembrar que se vivemos pensamos e agimos segundo a naturalidade humana, não viveremos em Deus ou para Deus, pois nossa naturalidade humana tende para o pecado. Se queremos viver em Deus e para Deus, se queremos viver e compreender aquilo que Deus quer nos fazer entender e viver, precisamos submeter nossos caminhos, pensamentos e vontades aos de Deus, crendo e entendendo que ele tem sempre o melhor para nós, e por mais que pareçam estranhos, os caminhos de Deus sempre nos conduzirão ao melhor para nossa vida, pois os pensamentos de Deus a nosso respeito são pensamentos de paz e não de mal.
Que Deus assim nos abençoe!
Pr Wellington L Silva
.png)
.png)
Comentários
Postar um comentário