Quebrados por Deus
"Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." Jeremias 18.4-6
Você já deve ter se perguntado; Qual é o propósito de Deus para minha vida, o que Deus quer de mim e para mim? Essa é uma pergunta comum a maioria de nós e a resposta para ela pode começar a ser obtida se observarmos bem o que Deus está falando com Jeremias neste texto.
O Barro – O barro somos nós, e o que Deus mostra aqui é que precisamos estar nas mãos de Deus para sermos moldados, precisamos entender que nosso valor não está em nós, mas no que Deus pode fazer de nós. O barro é talvez o material mais barato, o mais simples e o mais desprezado, mas um artista experiente e habilidoso pode transformá-lo em algo de estimado valor e beleza. Muitas vezes nós nos sentimos desprezados e sem valor, mas Deus nos mostra que nós fomos feitos para ser vasos de honra para Deus, basta que estejamos entregues nas suas mãos para que ele nos molde e nos faça na forma que ele deseja.
A Roda – A roda é a ferramenta que Deus usa para nos moldar. Quais são as ferramentas que Deus usa para nos moldar? As circunstancias, as pessoas os problemas, as vitorias as derrotas, as alegrias e as tristezas que Deus permite que passemos na nossa vida são as ferramentas de Deus para nos moldar nos aperfeiçoar e fazer de nós aquilo que ele deseja fazer.
O Oleiro – Deus compara-se ao oleiro, o oleiro é aquele age, é aquele que define qual será a forma final e o uso do vaso que ele está moldando, ele começou uma obra em nós e deseja completa-la, ele deseja que sejamos usados como instrumentos uteis que sejam usados para honra e gloria dele. O propósito do oleiro é fazer um vaso que seja bonito, que seja valorizado e que seja útil para uma determinada função. Essa é a vontade de Deus para nós.
O Vaso – Ele é a obra final de Deus, ou seja, no que nós nos tornamos a partir daquilo que Deus deseja fazer, o produto final do barro depende de como o barro se comporta enquanto está sendo moldado. O vaso só pode ser concluído conforme aquilo que o oleiro desejou se o barro estiver totalmente entregue. Se tão somente nos permitirmos ser moldados por Deus, no final da obra nós nos tornaríamos os vasos que ele desejou criar. Deus nos ama e quer o melhor para nós, a vontade dele é que nós sejamos vasos de honra, dignos e uteis, e só são vasos de honra aqueles que são uteis, pois, um vaso que não serve em nada, para nada serve.
Que cada um de nós aprendamos a ser um vaso útil, um vaso de honra para a gloria de Deus, pois foi para isso que ele nos criou e está nele o nosso verdadeiro valor.
Que Deus assim nos abençoe!
Pr Wellington L Silva
Comentários
Postar um comentário